-
Arquitetos: BIAD-ZXD ARCHITECTS
- Área: 3735 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Zhi Xia
-
Fabricantes: Aimeirui, Huifeng, Weifang Zhongyuan
Descrição enviada pela equipe do projeto. O Centro de Turismo de Dunhuang está localizado no lado sul da Avenida Yangguan, na entrada da cidade e, por isso, classificado como o "portal" do turismo de Dunhuang.
O projeto é um edifício artificial no deserto. Por causa disso, deve ter havido uma correlação inerente entre sua forma e a duna de areia. Dada esta consideração, o arquiteto que desenhou o projeto adota a mesma cor e inclinação suave do telhado que a duna de areia. Assim, turistas que vêm aqui em busca de experiência e prazer podem ser facilmente atraídos.
O edifício principal está dividido em quatro blocos individuais de acordo com as funções de escritório, serviços de alimentação e exposição turística. Todos estão em contato entre si, em um desenho semi-fechado e comunitário de forma a receber os visitantes. O material da fachada está relacionado com o estilo local da cidade. A abertura embutida na pedra pesada é esculpida em uma poderosa figura geométrica.
No interior do edifício, é criada uma experiência espacial semelhante a uma gruta de Mogao. Nos dias quentes de verão, os visitantes entram neste espaço misterioso formado por um grande teto e uma parede espessa onde se cria a sensação de estar na gruta. Este tipo de metáfora do espaço não é apenas a resposta ao ambiente natural local, é também a reprodução da experiência do corpo dada pelas Grutas de Mogao.